Erasmus+ : Escola Alexandre Herculano em Eindhoven, Holanda

A Escola Básica Alexandre Herculano participou na 4ª semana de mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ 4Elements, entre os dias 6 e 10 de maio, sendo representada por um grupo de 3 docentes e 8 alunos.

No período indicado, o grupo deslocou-se à Escola SintLucas, em Eindhoven, na Holanda, para participar numa semana de trabalhos organizados pelos parceiros holandeses.

Á escola anfitriã desta semana de mobilidade reuniram-se grupos de alunos e professores provenientes de Portugal, da República Checa e de Itália. No contexto desta semana dedicada ao estudo e reflexão do elemento natural, o Ar, todos os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer em pormenor a escola criativa SintLucas.

Partilharam-se os trabalhos desenvolvidos por cada escola nos meses anteriores e refletiu-se acerca da problemática que gira em torno deste elemento natural, levando os alunos a consciencializarem-se da importância da proteção do ar, da dinâmica da qualidade do ar versus vida saudável bem como do uso do ar na vida quotidiana de todos nós. Assim, organizou-se uma visita de estudo que deu a conhecer a estrutura e mecânica de funcionamento de um moinho de vento bem como um pouco da província holandesa Zeeland com a visita ao Delta Park.

Os trabalhos envolveram os participantes em atividades de abordagem à dinâmica do ar, à descoberta da cidade de Eindhoven e em diversos workshops criativos tais como criação de aplicações tecnológicas, de photoshop (pop art) e de exploração da vertente artística (Van Gogh workshop).

Esta quarta semana de mobilidade no âmbito deste projeto Erasmus+ permitiu a partilha de boas práticas entre alunos e professores e constituiu-se como o culminar dos trabalhos que tinham por objetivo aprender mais acerca do Ar, bem como refletir acerca da questão da sustentabilidade, promovendo o sentido crítico e a capacidade comunicativa dos participantes.

Veja AQUI as fotos da mobilidade

Veja AQUI as fotos da mobilidade