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O Agrupamento integra na qualidade de membro parceiro, o projeto KA229 "Play: a gateway to learning" que envolve outras três escolas europeias: Don Bosco college (Bélgica - escola coordenadora do Projeto), Liminganlahden yhtenäiskoulu (Finlândia) e Tartu Raatuse Kool (Estónia). Este projeto, com início a 01/09/2019 e duração de dois anos, tem como principal objetivo fomentar a motivação dos professores para a criação e inclusão de novos ambientes de aprendizagem no curriculo, assentes em metodologias e técnicas lúdicas, indo de encontro a uma nova estratégia de ensino mais estímulante para os alunos.


NOTÍCIAS

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BREVE DESCRIÇÃO

Os objetivos deste projeto são dirigidos às escolas, alunos (entre os 8 e 15 anos) e professores. Grupos específicos de alunos colaborarão com os professores no desenvolvimento de materiais direcionados para a aprendizagem através do jogo. Os alunos entre os 12 e 14 anos de idade participarão em mobilidades de aprendizagem nos países parceiros.

As escolas parceiras do projeto deparam-se com a falta de motivação dos alunos para as atividades curriculares. Os alunos estão de alguma forma desmotivados para o atual processo de ensino e uma grande percentagem trabalha somente em prol das avaliações. Eles preferem dedicar o seu tempo de atividades lúdicas aos jogos do que à descoberta e investigação. Os seus períodos de concentração nas atividades letivas são muito inferiores aos de há dez anos atrás.

Deste modo, foram definidos vários objetivos para este projeto, dos quais referimos os seguintes:

(Escolas)

* Criar um ambiente de ensino baseado nos jogos para aumentar a motivação dos alunos para o processo de aprendizagem.

* Implementar mais procedimentos lúdicos de aprendizagem nas aulas.

* Criar uma nova organização de grupos de trabalho, que consigam aplicar de forma transversal no curriculo os novos processos de aprendizagem.

(Professores)

* Necessitam de ferramentas específicas de suporte ao ensino através do jogo.

* Aprender a estimular a autonomia dos alunos para o processo de aprendizagem e avaliação.

* Aprender entre pares e implementar novos e bons materiais para o seu trabalho diário.

* Integrar técnicas e produtos digitais que tornem as suas aulas mais lúdicas mas sem cairem no hábito do jogo inconsequente.

(Alunos)

* Fortalecer a sua motivação intríseca para aprender num ambiente mais lúdico.

* Estimular o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.

* Assumir responsabilidades no seu processo de aprendizagem.

* Fortalecer as suas competências ao nível do curriculo através da aprendizagem a partir do jogo.

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CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS


Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Turmas)

 - Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (20%)

 - Qualidade do trabalho desenvolvido (40%)

 - Nível de comunicação em Inglês (20%)

 - Interação ao nível da plataforma eTwinning (20%)

 Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos das turmas será posteriormente dada a conhecer às turmas.


Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Clubes)

- Assiduidade (10%)

- Comportamento (15%)

- Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)

- Qualidade do trabalho desenvolvido (30%)

- Nível de comunicação em Inglês (20%)

Em caso de empate, a idade será tida em consideração como fator de desempate.

Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos que frequentam os clubes será posteriormente dada a conhecer aos alunos.

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ENCONTROS TRANSNACIONAIS

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erasmus_plus_logoThis project is co-financed within Erasmus+ program KA2 Strategic partnership



Neste projeto, com duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017, participam um conjunto de quatro escolas parceiras oriundasde Portugal (coordenadores), da República ErasmusCheca, da Holanda e de Itália.

Pretende-se com este projeto que os alunos explorem e conheçam de forma mais profunda


os 4 elementos naturais: Terra, Àgua, Ar e Fogo. No âmbito desta perspectiva, selecionaram-se parceiros que possam enriquecer o trabalho/aprendizagem a desenvolver à volta dos elementos. Assim, em Portugal explora-se o Eelemento da Àgua, na República Checa o elemento da Terra, na Holanda o elemento do Ar e em Itália o elemento do Fogo.

O projeto contempla diversas situações de trabalho: ao nível do conhecimento e exploração dos Elementos Naturais, envolve o trabalho e a aprendizagem dos alunos; e, ao nível da exploração e percepção de metodologias de ensino, particularmente o trabalho de projeto e o conceito de “Flipped Classroom”, envolve os professores participantes no projeto.