O projeto eTwinning no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
(09/11/2021)

No decorrer do ano letivo 2020-2021, foram dinamizados no Agrupamento sete projetos eTwinning: 3 no âmbito do Clube eTwinning/Erasmus (The Little Prince, Good Act Epidemic e Our Carbon Footprint), sob a coordenação da professora Manuela Farinha, e 4 no âmbito da Oferta Complementar no 4ºano do 1º ciclo (Me, my family and my city; Responsible citizens, a healthy world; An artist is born e Our mutual E-ark), sob a coordenação da professora Risoleta Montez.

Os projetos visaram desenvolver as competências dos alunos no âmbito da consciência cívica e social, da responsibilização e consciencialização dos problemas ambientais, do crescimento em termos de criatividade, da consciência estética e cultural e do sentido de família e comunidade.

Promoveram-se sessões semanais, desenvolvendo ao longo do ano atividades que permitiram, quer em situação de ensino presencial, quer online, ir completando, a par e passo, as diversas etapas dos projetos.

Na sequência da candidatura dos projetos supra à atribuição do galardão de Selo de Qualidade Nacional, todos mereceram tal distinção e ficaram aptos à atribuição de Selo de Qualidade Europeu que foi, por sua vez, atribuído aos projetos "Good Act Epidemic", "Our Mutual E-Ark" e "Me, my family and my city".

im1

im2

im3

Projetos eTwinning

No ano letivo de 2019/20, o Clube eTwinning/Erasmus+ da Escola Básica Alexandre Herculano encontra-se a desenvolver 4 projetos: Challenge Box II, The Little Prince, CSI e Play a gateway to learning, sendo que estes dois últimos são também parte integrante de Projetos Erasmus+ em decurso na escola.

Os projetos contam todos com a coordenação da Escola Básica Alexandre Herculano que lançou e estabeleceu os dois projetos eTwinning (Challenge Box II e The Little Prince) bem como o projeto eTwinning/Erasmus (CSI).

O projeto Challenge Box II consiste numa reedição de um anterior projeto que alcançou sucesso e junta quatro países, que através do envio de caixas surpresa contendo desafiosm dão a conhecer a sua cultura e a sua língua.

O projeto The Little Prince aborda a obra O Princepezinho de Antoine de Saint-Exupery levando os alunos a refletirem acerca das diversas temáticas exploradas nessa obra.

Os projetos CSI e Play são a extensão e o ponto de encontro de dois projetos Erasmus desenvolvidos no Agrupamento; enquanto no primeiro se abordam as diferenças culturais e a integração de migrantes/refugiados na sociedade, no segundo equaciona-se a aprendizagem lúdica através dos jogos.

Links para os Twinspaces públicos:

https://twinspace.etwinning.net/97721/home

https://twinspace.etwinning.net/92904/home

https://twinspace.etwinning.net/93064/home

https://twinspace.etwinning.net/91885/home

No ano transato, foram atribuídos três Selos Nacionais de Qualidade a três dos projetos desenvolvidos: StoryBooks, 4Elements e No Place For Hate; a estes dois projetos foi igualmente atribuído o Selo Europeu de Qualidade.

Links para os Twinspaces públicos:

https://twinspace.etwinning.net/73153/home

https://twinspace.etwinning.net/45502/home

https://twinspace.etwinning.net/35207/home

No ano letivo de 2017/18, o Clube eTwinning/Erasmus+ da Escola Básica Alexandre Herculano desenvolveu 4 projetos: Picture Me; Gaming Scientists; 4Elements e No Place For Hate, sendo que estes dois últimos são também parte integrante de Projetos Erasmus+ em decurso na escola.

Em meados do mês de junho, no âmbito do processo de avaliação do projeto Gaming Scientists, por parte da Agência Nacional, foram atribuídos às professoras Manuela Farinha e Maria Isabel Carvalho, responsáveis pelo referido projeto, Selos Nacionais de Qualidade. Uma vez que o mérito do trabalho e empenho de todos os elementos envolvidos, professores e alunos, foi igualmente reconhecido pelas Agências Nacionais das restantes escolas parceiras, foram, neste momento, galardoadas as referidas docentes com o Selo Europeu de Qualidade.

No decorrer do ano e na sequência de um processo de reconhecimento das Escolas eTwinning ao nível da Europa, ao Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano foi atribuído o Selo de Escola eTwinning.

Este galardão vem, assim, reconhecer e avaliar o envolvimento, compromisso e dedicação não só de alguns eTwinners dispersos, mas de equipas de professores e dirigentes da mesma escola certificando o Agrupamento em diversas vertentes: no âmbito das práticas digitais e das Práticas de eSafety, no campo das abordagens inovadoras e criativas à pedagogia bem como na promoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoal e das práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos.


No ano transato, foram atribuídos três Selos Nacionais de Qualidade a três dos projetos desenvolvidos: StoryBooks, 4Elements e No Place For Hate; a estes dois projetos foi igualmente atribuído o Selo Europeu de Qualidade.

Links para os Twinspaces públicos:

https://twinspace.etwinning.net/73153/home

https://twinspace.etwinning.net/45502/home

https://twinspace.etwinning.net/35207/home