erasmusplus

O Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano irá desenvolver durante os próximos dois anos letivos (2019/2020 e 2020/2021) dois projetos Erasmus+ KA229 (ação chave 2): "Parcerias de intercâmbio escolar" envolvendo alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino (1º, 2º e 3º) e um projeto KA101 (ação chave 1): "Mobilidade do pessoal da educação escolar" envolvendo professores do agrupamento dos diferentes níveis de ensino.

Cultural and Social Integration (Re) Action (KA229)

Com início a 01/09/2019 e com a duração de dois anos letivos, o projeto KA229 "Cultural and Social Integration (Re) Action" foi estabelecido com base em objetivos muito claros, direcionados para o ensino e a aprendizagem. Foca-se em questões humanitárias, novas estratégias de aprendizagem que combinam métodos e competências digitais e a necessidade de fazer com que nossas escolas evoluam para uma nova era social e digital. Aprovado pela Agência Nacional Portuguesa Erasmus+, é coordenado pelo Agrupamento de Escolas alexandre Herculano e tem como entidades parceiras quatro outras escolas europeias: Pohjankartanon yläaste (Finlândia), 3rd Gymnasium of Mytilene (Grécia), Publiczna Szkola Podstawowa nr 5 (Polónia) e Istituto Comprensivo Garibaldi (Itália).

Play: a gateway to learning (KA229)

O Agrupamento integra na qualidade de membro parceiro, o projeto KA229 "Play: a gateway to learning" que envolve outras três escolas europeias: Don Bosco college (Bélgica - escola coordenadora do Projeto), Liminganlahden yhtenäiskoulu (Finlândia) e Tartu Raatuse Kool (Estónia). Este projeto, com início a 01/09/2019 e duração de dois anos, tem como principal objetivo fomentar a motivação dos professores para a criação e inclusão de novos ambientes de aprendizagem no curriculo, assentes em metodologias e técnicas lúdicas, indo de encontro a uma nova estratégia de ensino mais estímulante para os alunos.

Creating New Teaching Environments (KA101)

Financiado pelo Erasmus+ KA101 (School Education Staff Mobility), o projeto "Creating New Teaching Environments" visa a formação de professores visa a aquisição de novos métodos de ensino que possibilitem a integração dos desafios que se colocam com a Flexibilidade Curricular, com as necessidades em termos de Programas escolares e de novas perspetivas da Educação (como é o caso do Projeto de Ensino Bilíngue que está a ser implementado no Agrupamento - vertente CLIL). Neste sentido, a ideia será aprender com quem faz de forma diferente da nossa através de job shadowing e, com base nessa aprendizagem, poderem-se impulsionar novas estratégias e formas de organização da nossa própria escola bem como impulsionarem-se projetos inovadores, como é o caso do Projeto de Ensino Bilíngue. Um grupo de professores do agrupamento dos 3 primeiros ciclos de ensino, participará em duas mobilidades de job shadowing a escolas de Itália e Finlândia. Este projeto tem também a duração de dois anos.

Este projeto que para além do Instituto Politécnico de Santarém, envolve também instituições parceiras da Bulgária, Itália e Grécia, teve início em setembro de 2015 e é financiado pelo programa ERASMUS+, ação KA2 – Strategic Partnerships for school education.