Semana de mobilidade de professores no Agrup. de Escolas Alexandre Herculano

Decorreu, de 4 a 8 de novembro, na Escola Básica Alexandre Herculano a primeira semana de mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus KA2 Cultural and Social Integration (Re) Action. Assim, estiveram naquela instituição escolar 17 professores oriundos de diversas escolas de vários países europeus: 3rd Gymnasium of Mytilene da ilha de Lesbos, na Grécia; Istituto Comprensivo Garibaldi de Itália; Pohjankartanon yläaste da Finlândia e Publiczna Szkola Podstawowa nr 5 da Polónia.

O projeto escrito e coordenado pela Escola Básica Alexandre Herculano pretende levar os alunos a entenderem episódios históricos que afetam a integração e aceitação social dos outros e a criar bases de entendimento social que visam beneficiar minorias étnicas, refugiados e migrantes. Desta forma, durante dois anos, alunos e professores desenvolverão trabalho colaborativo no sentido de criar documentos e instrumentos digitais que possam promover a alteração de preconceitos e obstáculos sociais e culturais.

No decorrer da semana, os professores, envolvidos nesta semana de mobilidade, participaram em diversos workshops, foram recebidos na Câmara de Santarém, visitaram o Forte de Peniche e a instituição JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados. No âmbito desta visita, foi estabelecido um protocolo de cooperação entre a instituição e a Escola Básica Alexandre Herculano ao abrigo do programa "Safe" dinamizado pela JRS que levará os alunos scalabitanos a ganharem um entendimento diferente do acolhimento e trabalho de integração desenvolvido pela JRS, já que técnicos desta instituição dinamizarão sessões de trabalho com os alunos envolvidos no projeto CSI.

A Equipa de Coordenação de Projetos Erasmus+ (Manuela Farinha e Sérgio Coelho) da referida escola organizou, ainda, uma sessão de apresentação pública dos projetos em curso no biénio 2019-2021. Neste evento participaram representantes da autarquia local, da Escola Superior de Educação de Santarém, do Conselho Geral do Agrupamento, das Escolas parceiras num dos projetos em curso, professores, pais e alunos. Fez-se uma retrospectiva dos projetos terminados no decorrer do ano letivo anterior e abordaram-se as novas dinâmicas de futuro no que concerne os projetos Erasmus. Assim, o Agrupamento irá dinamizar, nos próximos dois anos, um projeto Erasmus KA1, da autoria de Manuela Farinha, que prevê melhorar as práticas letivas do Agrupamento promovendo dois jobshadowing e 1 curso de formação que envolverá a mobilidade de 28 docentes, e dois projetos Erasmus KA2: o referido CSI e outro intitulado Play, a Gateway to Learn, sendo que se prevê com este abordar a aprendizagem através do jogo.

O evento abordou todo o trabalho que se tem realizado ao nível do Agrupamento no âmbito dos projetos Erasmus+, contou com a partilha de experiências dos alunos participantes e dos respetivos Encarregados de Educação, com um interlúdio musical, com a entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso Erasmus que assinalou o Dia Erasmus na escola a 10 de outubro e com a apresentação das equipas de professores das Escolas parceiras do projeto CSI.

NOTA: Para mais informações sobre o projeto consultar Cultural and Social Integration (Re) Action