O Agrupamento Alexandre Herculano foi criado no ano letivo de 2001/2002. Este Agrupamento é uma unidade organizacional dotada de órgãos próprios de administração e gestão que engloba estabelecimentos de educação e ensino dos níveis pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico público. O Agrupamento favorece o percurso sequencial dos Alunos na sua área de abrangência.

O Agrupamento adoptou o nome escolhido para a escola sede, antiga Escola Preparatória nº 1 de Santarém. A sua denominação é a homenagem merecida ao grande escritor português Alexandre Herculano. A escolha do nome pretendeu reconhecer o mérito desta personalidade que é uma referência local, cultural, e histórica. Após discussão na comunidade educativa, esta denominação foi aprovada em Conselho Pedagógico, de entre um escol de personalidades de destaque. Contribuíram para esta escolha, não só o facto de Alexandre Herculano ser um dos grandes historiadores e estudiosos da Língua e Cultura Portuguesas, um dos mais importante pensadores do Século XIX e uma das personalidades de destaque de toda a História da Cultura Portuguesa, mas ainda a importância dada à Educação na sua obra, a luta pela alfabetização do povo, a defesa dos professores primários pobres e as considerações sobre a reforma da educação nos vários níveis de ensino.

Este escritor continua como referência histórica e cultural do Concelho de Santarém, região que escolheu para viver os derradeiros anos da sua vida, mais precisamente, a Quinta de Vale de Lobos, na Azóia de Baixo.

Localização

A Escola Básica de Alexandre Herculano, sede do Agrupamento de Escolas, situa-se na Quinta do Mergulhão, no perímetro urbano de Santarém, próximo da Escola Superior Agrária, da Escola Superior de Saúde e do Hospital Distrital de Santarém.

A morada do Agrupamento é a mesma da escola sede:

Rua Rui Manhoso, Senhora da Guia, 2005-075 Santarém

Telefones: 243 309 420 e 961320515

Fax: 243 309 426

Área geográfica

A área geográfica do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano abrange as antigas Freguesias urbanas de São Nicolau nas áreas de S. Domingos, Combatentes, Choupal, Fontainhas, e de S. Salvador, na zona do Centro Histórico da cidade; e as freguesias rurais de Vale de Santarém, Almoster e Póvoa da Isenta, pertencentes ao Concelho de Santarém.